Resenha: Feios-Scott Westerfeld
agosto 08, 2016Páginas: 416
Ano:2010
Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transfformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.
Shay não quer ser perfeita, ela gosta do seu rosto desproporcional e de seu corpo magrelo, ela não quer perder sua identidade se tornando perfeitamente igual aos outros, então ela decide que não vai para Nova Perfeição. Próximo ao dia da operação ela convida Tally para fugir com ela para a Fumaça, um lugar secreto para onde vão aqueles que não querem deixar de ser feios. Ela não aceita ir e e Shay deixa instruções para ela no caso de mudar de ideia.
Tally sente falta da amiga, mas isso não abalada a sua empolgação para o dia da operação e quando ele enfim chega ela é surpreendida, ao invés de ser ir para a operação ela é levada para as Circunstancias Especiais (lugar onde ficam os policiais responsáveis por cuidar do bem estar da cidade) eles pedem a ajuda dela para encontrar Shay, dizendo que é para o bem dela, mas na verdade querem é encontrar a Fumaça, se ela não fizer isso não pode se tornar perfeita. Desistir de ser exuberante e feliz em favor de Shay? ou trai-la em troca de uma vida perfeita ao lado do amigo Peris? Shay ela conheceu a pouco tempo e é pensando nisso que ela embarca em uma grande aventura.
Esse é o primeiro livro que leio do escritor Scott Westerfeld, ele escreve muito bem e descreve de forma bem minuciosa as cenas, suas explicações algumas vezes são bem completas e detalhadas, algumas vezes tão bem descritas que eu me cansei um pouco de ler no começo do livro, mas depois de alguns capítulos a trama se desenrola de uma forma que fica praticamente impossível parar de ler.
Aqueles que gostaram de Jogos Vorazes podem gostar também dessa serie, vi em alguns lugares que as histórias são semelhantes, pode ate ser em alguns aspectos por se tratarem de distopias, mas tirando isso os livros são distintos. Uma das coisas mais interessantes no livro são os significados dos acontecimentos, como o porque de ser feita operação, o que move os rebeldes. Outro aspecto interessante do livro é o apelo ecológico que faz surgir varios questionamentos na mente de quem lê.
Feios é o primeiro livro de uma trilogia que por causa de seu sucesso se tornou uma serie de 4 livros. O segundo livro é Perfeitos, pretendo ler ele em breve e saber como continua a historia de Tally Youngblood.
0 comentários
Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.