Resenha: Água para Elefantes - Sara Gruen
agosto 30, 2016Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Sinopse: Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Esse é um daqueles livros que te chamam a atenção por causa do nome. Peguei Água para elefantes para ler sem muita expectativa somente para saber o que um livro com um nome tão instigante poderia me revelar. Quem narra a trama é Jacob Jankowski um senhor de 93 anos mais ou menos que vive em uma casa de repouso e que entre a sua rotina diária nos conta um pouco de suas recordações da época em que sua vida mudou completamente.
Em meio a crise de 1929 o jovem estudante de veterinária se vê sozinho e endividado quando seus pais morrem em um acidente. Ele que até então tinha o sonho de seguir os passos do pai fica desesperado e sai sem rumo por ter perdido tudo. Acaba embarcando em um trem em movimento que descobre ser do Circo Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra e por causa de seus conhecimentos em veterinária e com muito esforço ele consegue um emprego. Descobre assim o que tem por trás de toda a magia daquele circo, as humilhações e sofrimentos de alguns empregados e dos animais.
É neste cenário que conhece duas pessoas por quem se apaixona. Primeiro por Marlena, uma das estrelas do circo que tem um numero com cavalos, uma paixão proibida por ela ser casada com August, o cruel chefe do setor dos animais. Sua segunda paixão é Rosie, uma elefanta adquirida por Tio Al, o dono do circo, para ajudar a salva-lo já que em meio a crise muito circos estavam falindo. Logo percebem que ela não sabe fazer nenhum truque e por isso se torna desnecessária e poderia ser facilmente descartada. Jacob cria um laço de amizade muito grande com a elefanta e ele faz de tudo para defende-la da maldade dos outros enquanto também tenta sobreviver ao amor que sente por Marlena.
"Meu coração bate tão forte que, apesar do rugido da multidão, ouço o fluxo do sangue atravessando os meus ouvidos. Sinto-me explodir, transbordar de amor." ( página 169)
Um livro excelente que cumpre o que promete na capa : "seus personagens continuarão vivos muito depois de termos virado a última página". Foi realmente o que aconteceu quando terminei de ler, a trama é tão envolvente que é impossível parar de ler e quando chega a fim deixa aquele vazio. O cenario é bem descrito capaz de te transportar para o universo do circo completamente graças a grande pesquisa da autora sobre os circos em 1929. Um dos grandes responsáveis pelo brilho do livro é o personagem principal, Jacob é um narrador encantador que te leva a extremos diferentes, do humor ao drama que emociona e que me deixou a ponto de chorar nas ultimas páginas. Me mostrou que realmente a vida é o maior espetáculo da terra.
0 comentários
Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.