Resenha: The Walking Dead - A Ascensão do Governador

janeiro 10, 2014

Editora: Galera Record
Ano:2012
Páginas:361

Sinopse: No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação. 



O começo do apocalipse zumbi. Esse é o tema do livro The Walking Dead-A Ascensão do Governador.  Nele acompanhamos Philip Brake, que pensando na segurança da filha filha Penny convocou seus dois amigos Nick e Bobby e  o irmão Brian para juntos encontrarem um lugar seguro. Eles saem  de Waynesboro, uma comunidade de agricultores na Georgia, EUA, em busca do centro de refugiados em Atlanta já que o lugar onde viviam foi devastado rapidamente quando as pessoas começaram a morrer e voltar.

Philip Brake é um homem de 32 anos, moreno, alto, com músculos retesados, traços marcantes de origem mexicana e tatuagens de motoqueiro criminoso que não se intimida quando o assunto é matar zumbis. Ele depois da morte  da esposa faz o possível para cuidar da filha de 7 anos Penny, uma menina frágil e sensível que depois que os zumbis começaram a aparecer se mostra calada e com medo, mesmo assim em alguns momentos se mostra muito corajosa. Os amigos de Philip são pessoas distintas que também pensam muito na segurança da menina que viram crescer, Nick é o tipico homem de 30 e poucos anos com roupa de mauricinho e cabelo raspado de fuzileiro naval, muito religioso foi o que mais resistiu a ideia de destruir seres que antes eram humanos. Já Bobby é um sujeito acima do peso de 32 anos com cabelo oleoso puxado para trás amarrado em um rabo de cavalo.
" - Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos transformando em monstros piores que eles, está me entendendo? Agora não existem mais regras! Não existe filosofia, não existe misericórdia, não existe perdão, agora somos nós e eles e tudo o que eles querem fazer é devorar a gente! E por isso nós é que vamos devorar a porra dos zumbis! A gente vai mastigar eles e depois cuspir no chão e nós vamos sobreviver a essa situação, ou então eu vou destruir a droga do mundo! Você entendeu o que eu falei? ENTENDEU O QUE EU FALEI?"
A principio o grupo não contava com a presença de um novo integrante. Brian Brake , irmão de Philip, foi encontrado por acidente quando ele no primeiro dia de viagem foi a comunidade de aposentados onde os pais moravam, eles não estavam lá, forma levados para uma base militar, a única pessoa que encontram foi Brian. Ele é o irmão mais velho de Philip, mas não aparenta ser, é um sujeito franzindo, magro, que como os autores sugerem ser " um cão sem dono de 35 anos que parece preso numa síndrome de Peter Pan", diferentemente do personagem ele é muito medroso. Então mesmo sem ter muita vontade Philip teve que levar o irmão consigo, ele que não tem coragem nem habilidade para matar Zumbis ficou encarregado de proteger a sobrinha.

O caminho para Atlanta é muito perigoso, isso eles percebem logo de inicio já que a cada dia o numeor de zumbis cresce mais. O que não sabiam era que o lugar onde eles achavam que estariam seguros era pior ainda.Ao chegar em atlanta eles encontram um imensa confusão, casa pegando fogo, carros bloqueando as ruas para o centro da cidade onde estria o centro de refugiado e claro muitos, muito zumbis, grupos enormes com centenas de mortos vivos esfomeados.
"Os vultos se aproximam do outro lado do canteiro central, por trás dos destroços dos carros queimando e dos bosques das redondezas. São de todos os tipos e tamanhos, os rostos da cor de argamassa, os olhos brilhando como bolas de gude à luz do fogo. Alguns estão queimados. Alguns estão destroçados. Alguns estão tão bem vestidos e arrumados que parece que acabaram de chegar da igreja. A maioria tem o lábio erguido e os dentes incisivos expostos, a expressão da fome insaciável."
O livro superou as minhas expectativas além de ter muito sangue, zumbis e ação ele não mostra apenas isso. Nele vimos o drama de ter que se adaptar a um mundo diferente e hostil onde é necessário se degradar para sobreviver. As cenas do livro são fortes e marcantes, são muitas as de violência, assassinato e mortes.

 O que se tem em mente desde o começo do livro é de que a morte de algum dos personagens pode acontecer a qualquer momento, os pensamentos e sentimentos deles são muito bem descritos, o que se passa com eles em algumas cenas é muito profundo e triste. O apocalipse é muito bem retratado tanto no cenário descrito quanto nas mudanças que isso gera ao ser humano.

Aqueles que assistem a serie ou leem os quadrinhos quando lerem o livro entenderam o que fez com que o vilão da trama fosse dessa forma, claro que não justifica suas atitudes. Por ter visto apenas alguns capítulos da primeira temporada da serie não sabia que dos personagens era o tal governador, o que me surpreendeu muito a fim do livro, além de algumas reviravoltas. 

David Morrissey. O Governador da serie.



Leia também

1 comentários

  1. A minha mãe vive tentando forçar essa série e os seus livros para mim! Ela adora e quer que eu dê uma chance haha
    Quem sabe um dia, não sei se iria gostar, não sou muito fã de livros com zumbis, monstros e afins.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.

Postagens Recentes

Blog por e-mail