Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman

setembro 06, 2017






Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 
Em Se eu ficar conhecemos Mia, uma jovem violoncelista, que ama musica clássica contrariando o resto da família que é composta por amantes do rock. Seu pai era baterista de uma banda de rock e sua mãe era do tipo jovem rebelde na época em que se conheceram, mas depois do nascimento do segundo filho, Teddy, eles resolveram que era hora de amadurecer e começar a agir como pais responsáveis. São engraçados, divertidos e amorosos e pensam primeiro no bem dos filhos e por isso quando Mia contou a eles que queria ser violoncelista ao invés de tocar guitarra em uma banda eles a apoiaram e ajudaram a seguir seu sonho. Essa é a família que vamos conhecendo mais ao longos dos capítulos e que se separa nas primeiras folhas infelizmente.

Tudo estava muito bem, era um dia de muita neve e como as aulas e o  trabalho foram cancelados, Mia, seus pais e o irmão resolvem  visitar os parentes que moram em outra cidade. Ao som das musicas clássicas favoritas de Mia é que a tragedia acontece, o carro bate. Mia acorda alguns metros a frente e acaba encontrando os pais sendo socorridos por paramédicos e vê o que a deixa mais  confusa e perdida, o próprio corpo na neve. Ela fica em choque e acompanha seu corpo sendo levado para o  hospital, fica lá e  mais ninguém a vê e ela não consegue falar com ninguém também. Angustiada ela fica andando pelo hospital, presencia a dor de seus parentes e amigos e tenta encontrar respostas para seus questionamentos, sobre o que fazer, sobre como voltar para seu corpo, para sua vida, agora sem sua família e sem saber se quer realmente isso, procurando um porque para ficar, quando ir é tão simples.

“Você acha que cabe aos médicos, aos medicamentos e as máquinas, mas se você fica ou se você vai, a decisão é sua.”

Se eu ficar é narrado por Mia, ela conta seus momentos tristes e angustiantes depois do acidente, enquanto está fora do seu corpo e conta suas lembranças dos momentos marcantes de sua vida. Os momentos com a família, como começou sua paixão pela musica clássica e pelo violoncelo, como se apaixonou por Adam, um roqueiro charmoso, os planos que tinha, suas duvidas e medos. Entre cenas do passado e do presente de Mia, ela que está entre a vida e a morte, vai refletindo sobre a escolha que tem fazer.

Gayle Forman criou uma historia belíssima e de cortar o coração. Souber desenvolver muito bem a trama, com uma linguagem fácil que deixa o leitor com vontade de quero mais a cada capitulo. Além de relatar todo o drama e os conflitos de Mia após o acidente a autora também aborda outros temas interessantes e comuns na vida de uma adolescente como o poder das escolhas, o primeiro amor, a força da amizade e as duvidas quanto ao futuro. 

A versão do livro que li foi a 2° edição lançada pela Novo Conceito, muito bem feita, a capa contem cenas do filme que foi lançado ano passado. As páginas são decoradas com notas musicas, simplesmente lindo. O livro contem alguns bônus para o leitor,  o primeiro capitulo da continuação da historia que é Para onde ela foi, que li e me deixou louca para ler o livro e contem também uma entrevista feita pela autora aos atores que interpretam Mia e Adam. Me apaixonei pelos personagens e pela historia e por isso vou ler a continuação. Já vi o filme baseado no livro e amei, é bem emocionante e o diferencial do livro é a trilha sonora que ao ler só imaginamos e no filme nos transmite as sensações do momento, é encantador.

Leia também

0 comentários

Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.

Postagens Recentes

Blog por e-mail