Resenha: Em chamas- Suzanne Collins

agosto 17, 2013

Editora: Rocco
Ano:2011
Páginas:416
Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
Em Chamas é o segundo livro da trilogia escrita por Suzanne Collins. Quem não leu Jogos Vorazes clique aqui.

Depois de vencer os jogos vorazes fugindo das regras, Katniss e Peeta continuam seu romance para as telas, que no final do primeiro livro me deixou com uma duvida, será que Katniss e Peeta fingem seu romance ou são apaixonados um pelo outro mesmo? Eles, como diz a tradição fazem a turnê dos vitoriosos, onde vão a cada um dos distritos e são obrigados a sorrir para aqueles cujos familiares eles forma obrigados a derrotar. Um ato de solidariedade é feito em um dos distritos, o distrito de Rue a garotinha que morreu nos braços de Katniss, esse gesto para o presidente Snow era mais um indicio do poder de rebelião da garota em chamas.

Isso faz com que a pressão feita sobre Katniss por Snow fique maior e ele exige dela um maior desempenho em sua encenação, Peeta faz muito bem sua parte, talvez porque exista um pouco de verdade mas Katniss não ajuda nem um pouco. Tudo piora quando Gale declara seu amor para ela, como a vida de dela está exposta  e vigiada 24 horas a informação chega a Snow e ele a ameaça dizendo que tomara providencias.

Os vitoriosos ganham um lugar especial em seus distritos, casas luxuosas e dinheiro, deixam a miséria e quando tudo parece estar bem o ano do Massacre Quartenário chega, ele acontece a cada 25 anos onde um sorteio determina como serão os jogos, o estranho é o tema desses jogos ser baseado na ordem de que um casal de vitoriosos de cada distrito voltassem a arena. Uma boa oportunidade de Snow acabar com sua rebelde sem sujar suas mãos diretamente. Como nos jogos comuns o Massacre Quartenário também tem o sorteio do nomes, obviamente Katniss foi sorteada e o sorteado para ir com ela é Haymitch, mas rapidamente Peeta se voluntaria para ir em seu lugar. Katniss decide que fazerá o possivel para manter Peeta vivo.
"E a ideia de perdê-lo para sempre, meu melhor amigo, a única pessoa a quem confiei meus segredos, era tão dolorosa que eu mal conseguia suportar. Não depois de tudo o mais que havia acontecido."
Eles vão para a capital onde tem que passar pelos mesmos preparativos dos jogos vorazes, entrevistas com Caesar, treinamentos, tratamentos de beleza e provas de roupas, tudo para agradar o público. Haymitch  como mentor deles tem que orienta-los e uma das coisas que ele diz para eles fazerem é arrumar aliados. Para Peeta isso é fácil mas para Katniss isso foi mais difícil, simpatia não é seu ponto forte. No centro de treinamentos ela conhece Finnick Odair um vitorioso do distrito 4 bastante sedutor e metido a engraçadinho, Mags um a voluntario de 80 anos também do distrito 4, Beete e Wires do distrito 3 e Johanna do distrito 7. Eles se aliam na arena e descobrem vários segredos sobre ela. Os jogos seguem e coisas surpreendentes acontecem.

Considero o livro Em Chamas mais excitante e surpreendente que Jogos Vorazes. Como no primeiro ele é dividido em 3 partes, a primeira é mais sem graça Katniss fica muitas vezes tentando decidir se gosta de Peeta ou de Gale mas só pensa e nada decide. Romance não é o ponto forte do livro poderia ter sido mais trabalhado, mas mesmo assim não perde seu brilho.
"O pedido de desculpas dele me pega de surpresa. É verdade que Peeta se afastou de mim depois que confessei que o meu amor por ele durante os Jogos era apenas uma encenação. Mas não cobro isso dele. Na arena, desempenhei o papel romântico em todos os sentidos. Havia momentos em que eu francamente não sabia o que sentia por ele. E, na verdade, ainda não sei."
As outras duas partes superam a primeira, nelas a leitura flui mais rapidamente a linguagem ajuda bastante e nem se nota quando o fim do livro chega. O final é surpreendente, deveria conter mais detalhes tudo passa rapidamente nas ultimas paginas. A expectativa em torno do próximo livro por causa do final de Em chamas é imensa. Já li o terceiro mas demorei uma semana para só então ler A esperança, a ansiedade foi imensa mas valeu a pena esperar, ele guarda muitas surpresas.

Não leu ainda? Se interessou? então leia , não sabe o que está perdendo!

Leia também

0 comentários

Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.

Postagens Recentes

Blog por e-mail