Resenha: Jogos vorazes- Suzanne Collins

julho 26, 2013

Autora: Suzanne Collins

Editora: Rocco
Ano: 2008

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Jogos vorazes é o primeiro livro da trilogia escrita por Suzanne Collins, nele conhecemos Katniss Everdeen uma garota de 17 anos que mora em Panem, um pais formado por 13 distritos e uma capital, na verdade 12 distritos pois uma guerra aconteceu em que o distrito 13 se rebelou contra a capital e foi destruída, esses foram os chamados "Dias escuros". Katniss mora com a mãe e a irmã Prim, ela desde de pequena cuida da casa e da irmã pois seu pai morreu em um terrível acidente nas minas de carvão e a partir dai ela ficou responsável por tudo já que sua mãe fico muito abalada e não conseguia fazer mais nada.

A realidade dos distritos era cruel, muita miséria e fome enquanto a capital usufruía do mais puro luxo. Cada distrito produzia algo, por exemplo o 12 carvão, o 11 agricultura, o 4 alimentos vindos do mar, e tudo era enviado para a capital e para os distritos sobrava muito pouco.A mãe de Katniss quando não estava presa em sua tristeza lavava roupas para ganhar algum dinheiro, mas isso não era suficiente e Katniss era quem tinha que sustentar a casa.

Ela havia aprendido a caçar com o pai e ele tinha feito arcos e flechas que ela escondia na floresta. Caçar e até entrar na floresta era proibido, todo o distrito era cercado com uma cerca de arames eletrificados, mas raramente eles ficavam ligados. Foi em uma caçada que Katniss conheceu Gale, eles passaram a caçar juntos e a amizade deles se solidificou sobre a necessidade de alimentar suas famílias. Eles vendiam o que caçavam no "Prego" um lugar onde coisas ilegais eram vendidas, Katniss era uma fora da lei.

Tudo muda na vida de Katniss quando o dia da colheita chega. A colheita é o dia em que dois jovens, um garoto e uma garota são sorteados para participar dos jogos vorazes, um evento televisionado que foi criado depois dos dias escuros para lembrar a todos o que aconteceu com o distrito 13 e mostrar o poder da capital. Todos os jovens entre  12 e 18 anos eram obrigados a colocar o nome deles no sorteio. Katniss já havia colocado diversas vezes o nome por causa do acordo que existe em que se recebe um pouco de alimento e a cada vez que se faz isso coloca-se o nome mais uma vez.

"Do tratado a traição: Como penitência pela revolta, cada distrito deverá oferecer um menino e menina entre 12 e 18 anos numa "colheita" pública. Os Tributos serão entregues à custódia da copital.E depois transferidos a uma arena pública, onde irão lutar até a morte, restando apenas um vencedor.De agora e para sempre esta cerimônia será conhecida comoJOGOS VORAZES."

A chance de ela ser sorteada era imensa mais algo surpreendente acontece,Prim de 12 anos cujo nome foi colocado apenas uma vez é chamada. A primeira coisa que Katniss faz é gritar o nome da irmã e depois automaticamente se oferecer para ocupar o lugar da dela. O escolhido para ir para os jogos com ela é Peeta, um garoto que a ajudou no passado, é ai que as duvidas surgem, ela mataria alguém que a ajudou? ela estava acostumada a matar animais, mas humanos era diferente. Até onde ela estaria disposta a ir para ser a vitoriosa?

Os jogos vorazes me deixaram indignada pelo fato de os telespectadores, principalmente da capital porque os dos distritos assistiam apenas para ver as ultimas imagens de seus entes queridos, assistiam jovens se matando apenas por pua diversão. Onde um governo autoritário faz com que todos achem que aquilo é normal. Onde os tributos tem que fazer as pessoas gostarem deles para ter a chance de sobreviver. Onde o mesmo se sente ameaçado por uma garota.

"- Não sei como fazer as pessoas gostarem de mim.- Você me fez gostar de você.- É diferente, não foi intencional.- Exatamente. Seja você mesma."

Uma historia emocionante, onde é Katniss quem narra a historia fazendo com que o leitor sinta o que esta acontecendo com ela. Um livro tão bem escrito que nem dava para notar o tempo, horas se passavam e eu estava lá perdida, pressa dentro da historia. No começo é  mais morno mais ao passar das páginas vai ficando mais quente e mais difícil de parar de ler, tanto que 100 páginas eram lidas rapidamente sem se perceber.Um livro com muita ação e com uma pitada de romance onde não tem como protagonista uma garota indefessa, mas sim um guerreira.

"- Tem uma menina que gosto há muito tempo.Mas acho que ela nunca me notou.- Bem, te digo uma coisa...Vai lá, e vença o jogo.Quando voltar, ela terá que sair com você.- Obrigado, mas não acho que vencer me ajudará.- Por que não?- Ela está no jogo."

Leia também

0 comentários

Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.

Postagens Recentes

Blog por e-mail