Resenha: O beijo das sombras- Richelle Mead

junho 03, 2013


Editora: Nova Fronteira / Agir
Ano: 2010
Páginas: 319 
Serie: Academia de Vampiros

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante nan sociedade de vampiros conhecidos como Morou. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Morou para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais. São obrigadas a relembrar a causa da fuga e enfrentar as terríveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?


O beijo das Sombras é o primeiro livro da encantadora serie vampiresca. O universo criado por Richelle Mead tem uma sociedade de vampiros muio bem estruturado, com hierarquias e doze famílias da realeza. Os Moroi são os vampiros "bonzinhos"que não matam para se alimentar, apenas bebem sangue de humanos voluntários, (a existência deles não é um segredo). Os elementos malignos da historia são os Strigoi, vampiros que já foram Moroi e por causa de terem matado humanos se transformam em seres terríveis porém fortes, que se organizam de forma a quererem sempre destruir a raça Moroi. Então para proteger o Moroi exitem os Guardiões, que são os Dampiros, mistura de vampiros e humanos, que passam por treinamentos rigorosos para protege-los, não se alimentam de sangue e podem viver como humanos normais, só que são mais fortes e possuem algumas habilidades dos Moroi.
  
Nele conhecemos Rose Hathaway e Lisa Dragomir, amigas inseparaveis. Rose é uma Dampira, ou seja, metade humana e metade vampira, Lisa é uma Moroi, uma vampira de uma das linhagens mais antigas e nobres da realeza. Rose e Lisa possuem uma ligação muito forte, além da amizade forte. Após um acidente de carro em que todos os pais e irmão de lisa morreram, Rose  passou a conseguir entrar na mente da amiga vendo através dos olhos dela e sentir o que ela sente, um segredo que as duas guardam. 

A historia começa quando Rose e Lisa são levadas de volta a São Vladimir, a escola para ampiros e Moroi, depois de 2 anos de sua fuga de lá quando as duas resolveram que o lugar não era mais segura para elas depois de alguns acontecimentos. Elas retornam e tem que voltar a suas rotinas, o que é bem difícil para elas depois de tanto tempo. Algumas coisas estranhas começam a acontecer com Lissa e Rose acha que pode ter algo a ver com a ligação que as duas possuem, a saúde tanto física quanto psicológica de Lisa fica comprometida e ela se torna cada vez mais sombria.

"Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. Impeça-a, Rose. Impeça-a antes que descubram, e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!"

Sendo o primeiro livro ele retrata muito como é o universo dos Morois, Dampiros e Strigois, sendo bem explicativo, com muito detalhes. os personagens são muito bem construídos, com personalidades fortes, como a protagonista Rose que é rebelde ao extremo, muito determinada e forte. Tem uma boa dose de romance, e o galã do livro é Dimitri, um guardião que treina Rose e por quem ela se apaixona e que renderá muitas emoções.Tem mais ação nos últimos capítulos, o que prende muito são os mistérios da trama que são revelados pouco a pouco, o final é eletrizante e nada previsível.

Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens. Adorei este livro da  Richelle Mead, nas primeiras paginas fiquei muito curiosa para desvendar os mistérios que rondavam a vida de Lissa e Rose. Adorei principalmente pelo fato de a personagem principal do livro Rose Hathaway ser uma garota sarcástica e irônica ,alem de ser uma guerreira e agir como tal. Um ponto interessante também é o fato de a autora ter criado um mundo seres sobrenaturais únicos. Ação e romance se misturam de tal forma que é difícil parar de ler.

Leia também

0 comentários

Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.

Postagens Recentes

Blog por e-mail