Resenha: A Culpa é das Estrelas- John Green

outubro 02, 2016


Editora: Intrínseca

ano: 2012
Páginas: 283

Sinopse: " Não sou formada em matemática,mas sei de uma coisa:existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1.Tem o 0,1 e o 0,2 e o 0,112 e uma infinidade de outros.Obviamente,existe um conjunto ainda maior entre o 0 e 2,ou entre 0 e 1 milhão.Alguns infinitos são maiores que outros...Há dias,muitos deles,em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto limitado.Eu queria mais números do que provavelmente vou ter. "


Depois de ficar quase duas semanas sem ler um livro, o que já estava me atormentando, uma amiga vendo minha real tristeza por não ter como alimentar meu vicio me emprestou  A culpa é das estrelas, livro que ela havia elogiado inúmeras vezes. A historia foi aos poucos me conquistando e posso dizer que me apaixonei por ele.

A trama do livro gira em torno da vida de Hazel Grace uma adolescente de 16 anos, que a três anos convive com um câncer terminal, o que fez sua vida mudar completamente, ela  terminou o ensino médio antes do normal e faz faculdade, tenta levar uma vida normal mesmo com  tantas restrições. Em uma das reuniões do grupo de apoio onde se encontram adolescentes com problemas parecidos com os dela, ela conhece Augustus Waters, um garoto sedutor que possui uma doença que fez com que uma de suas pernas fosse amputada. Eles se aproximam cada dia mais,  e Hazel sempre se questiona se não está sendo um peso para os seus pais e também para Gus. Eles começam a  dividir seus medos, ideias e sonhos.
"- Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um da em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."
Um dos passatempos preferidos de Hazel é a leitura, e o seu livro favorito é o Uma Aflição Imperial no qual o fim da historia termina com uma frase cortada ao meio que deixa muitas perguntas na mente de Hazel e seu sonho é um dia saber o final da historia. Essa enorme vontade de saber o que acontece com os personagens do livro é também um das coisas que ela e Gus compartilham. Este sonho de Hazel faz com que os dois fiquem ainda mais próximos, e eles juntos vivem a realização dele resolvendo os problemas inesperados que surgiram, se apaixonando um pelo outro mais ainda. A partir dai muitas reviravoltas acontecem, mudanças que me prenderam a narrativa até o fim, me surpreendendo a cada capitulo.

A culpa é das estrelas  apresenta um romance muito diferente de todas os outros que já li. Nele o amor entre Hazel e Gus cresce em meio a incerteza de um futuro juntos onde o fato do câncer estar sempre tão presente na vida dos dois faz com que se imagine que uma tragedia pode acontecer a qualquer momento. Um historia emocionante,de cortar o coração em alguns momentos que pode emocionar até a pessoa mais insensível.

John Green soube muio bem desenvolver a historia fazendo com que nenhum exagero fosse cometido, a trama é contada em primeira pessoa por Hazel que consegue passar para o leitor tudo o que sente, alem de ter uma personalidade marcante  que faz com que se apaixone pela personagem rapidamente, principalmente pelo fato de ela ser super engraçada sempre fazendo com que os momentos mais tensos fiquem mais fáceis de se suportar, esse é com certeza um  dos maiores motivos de o livro ser tão viciante.

incrível do livro é a mensagem que ele passa de que a pessoa certa pode mudar sua vida completamente, de que estamos sujeitos a tudo nesse mundo, nada é completamente previsível, de que tudo vale a pena na vida nem que dure apenas alguns segundos, de que alguns infinitos são maiores que outros. 

Não preciso nem dizer que  recomendo ?

Leia também

0 comentários

Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.

Postagens Recentes

Blog por e-mail