Resenha:Desventuras em Série - O Lago das Sanguessugas

agosto 09, 2016

Editora: Companhia das Letras
Ano: 2001
Páginas: 192 
Sinopse: O misterioso autor das Desventuras em Série não só alcançou a lista de best-sellers infanto-juvenis do New York Times, como conseguiu entrar em todas as outras principais referências de vendagem americanas. Com sua estranha franqueza, na contracapa deste livro ele manda um recado a seus possíveis leitores: “Se você ainda não leu nada sobre os órfãos Baudelaire, é preciso que antes mesmo de começar a primeira frase deste livro fique sabendo o seguinte: Violet, Klaus e Sunny são legais e superinteligentes, mas a vida deles, lamento dizer, está repleta de má sorte e infelicidade. Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que você tem nas mãos talvez seja a pior de todas. Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro. Continuarei a registrar essas histórias trágicas, pois é o que sei fazer. Cabe a você, no entanto, decidir se verdadeiramente será capaz de suportar esta história de horrores”. Respeitosamente.Lemony Snicket.
Em O lago das Sanguessugas os irmãos Baudelaire continuam sua desafortunada saga em busca de um lar para recomeçarem suas vidas. Agora eles são levados para uma cidade portuária para morarem com Tia Josephine, uma mulher paranoica, apaixonada por gramática e que tem medo de tudo, mas que mora em uma casa caindo aos pedaços no alto de uma colina na beira de um lago cheio de sanguessugas.

Apesar do frio, das maluquices de Tia Josephine e de suas entediantes aulas de gramática, os irmãos começam a gostar do lugar e sentem que aquele pode se tornar o novo lar deles. Mas como o autor alertou, essa não é uma historia feliz. Conde Olaf é um homem persistente e logo ele descobre a localização das crianças e desta vez se disfarça de "Capitão Sham" e consegue se aproximar de Tia Josephine, fazendo de tudo para como sempre conseguir a guarda dos irmãos Baudelaire que tem a missão de conseguir descobrir qual é o plano de Olaf e tentar impedi-lo.

O terceiro volume da série é recheado de reviravoltas e enigmas que acontecem em meio a um cenário que tem furacões e sanguessugas famintas. Nele conhecemos ainda mais os irmãos Baudelaire que se mantem unidos, um ajudando o outro. Uma das características marcantes desse livro é o mistério que acontece por meio de enigmas, todos gramaticais, a Tia Josephine, como já citei, acha a gramática fascinante e em certo ponto da trama deixa um mensagem cheia de erros para ajudar as crianças. O legal é que você tem uma aula de português e pode aprender muito. E aprender é uma das coisas que se faz lendo a série já que o autor sempre coloca elementos na historia que acabam nos ensinando algo.
Ilustração do livro

Desventuras em Série foi adaptada para as telas em 2004 e contem os três primeiros livros.O Lago das Sanguessugas foi o que ficou retratado de forma mais fiel e ele finaliza o filme da forma mais feliz possível (já que felicidade não é o ponto forte da trama) com a esperança de que poderão encontrar um lugar para chamarem de lar.

Leia também

0 comentários

Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.

Postagens Recentes

Blog por e-mail