Resenha: Desventuras em série - Mau Começo

janeiro 08, 2014

Editora: Cia. das Letras
Páginas: 148


Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo.De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: “Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere”.

Mau Começo é o primeiro livro de uma serie de 13 livros infanto-juvenil, nele conhecemos os desafortunados irmãos Baudelaire: Violet é a mais velha dos três e tem 14 anos, é muito inteligente e sua especialidade é inventar os mais diferentes objetos, Klaus é o irmão do meio, assim como a irmã é muito inteligente, adora ler e sabe de tudo um pouco e Sunny é ainda um bebê e como os irmão é muito astuta, ainda não fala, mas consegue ser entendida através de seus grunhidos e mordidas.

O porque de eles serem chamados de desafortunados se deve ao fato de sorte não ser o ponto forte do três que em um dia comum tem sua vidas levadas para outro rumo, eles são informados de que um incêndio na mansão onde moram acaba por tirar a vida de seus pais. Quem traz a noticia é o Sr. Poe o banqueiro da família que fica responsável por encontrar alguém da família para tomar conta dos órfãos até que Violet complete a maioridade e possa administrar a fortuna deixada pelos pai

Sr. poe encontra então alguém da família para cuidar do irmãos, Conde Olaf é um parente distante que vivia na mesma cidade que os Baudelaire. Eles então vão para a casa dele e descobrem que o conde é um homem cruel e assustador  e que sua verdadeira intenção ao aceitar cuidar dos órfãos era ficar com a herança deles. A partir daí as coisas ficam piores para os Baudelaire que ficam a mercê de uma maluco sombrio e asqueroso.
“Ele era muito alto e muito magro, [...] o rosto estava sem barbear e, no lugar das duas sobrancelhas que a maioria dos seres humanos possui, tinha uma única bem comprida.” (p. 28)
O livro é encantador, é narrado pelo próprio Lemony Snicket, que narra em terceira pessoa e as vezes em primeira pessoa quando faz um apusa para dar algum conselho ou explicação ao leitor já que é voltado para o publico infanto-juvenil e nele as explicações dadas pelo autor fazem com se aprenda muitas coisas enquanto se lê. isso faz com que o livro seja ainda mais viciante.

O livro de 148 páginas é viciante, a forma como o autor escreve torna a historia ainda mais emocionante, sempre dizendo, alertando que essa não é uma historia com final feliz, que os fatos felizes são raros na trama e que a jornada dos irmãos Baudelaire não será uma aventura e sim uma desventura nada fácil.
"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida." (Mau Começo - Lemony Snicket)
Um livro completamente diferente, sem aquele conceito do "Felizes para Sempre", e que no seu fim mostra que nos outro livros muitas coisas trágicas ainda vão acontecer. O livro é simplesmente envolvente e muito emocionante.

Leia também

2 comentários

  1. Respostas
    1. Também gosto muito dela, acabei de ler o 4° livro, o filme também é muito bom. Pena que não fizeram a continuação.

      Excluir

Deixe seu comentário, uma sugestão, critica, elogio. Será um prazer ler e responder.

Postagens Recentes

Blog por e-mail